Quais são os melhores materiais para acabamento de construção?

4 minutos para ler

O acabamento de construção é uma etapa essencial para o sucesso da obra. O pensamento, nesse momento, tem a ver com a estética, a funcionalidade e a qualidade. De forma simples, podemos dizer que serve como o “arremate” de todas as fases anteriores.

Para acertar nesse estágio, é indispensável contar com materiais adequados e que entreguem os resultados esperados. Assim, é possível obter máxima satisfação e conquistar de vez os clientes.

A seguir, veja quais são os melhores materiais para cada momento do acabamento de construção.

Revestimento de pisos

O revestimento dos pisos pode ser feito com diversos materiais, dependendo do local de aplicação. Pisos laminados de madeira são adequados para locais secos, como a sala de estar e o quarto. O vinílico tem proteção maior e pode ser usado em outras áreas, como a cozinha.

Já se você quiser algo mais resistente, vale investir no material cerâmico. As placas de porcelanato são opções muito utilizadas e que são famosas pelo bom resultado que entregam.

Se a intenção for criar algo industrial, o cimento queimado adiciona esse toque rústico. Na área externa, é possível investir em pedras e revestimentos do tipo, já que são mais resistentes.

No caso dos cerâmicos, principalmente, é preciso aplicar o rejunte e a resina, responsável por garantir a proteção. Assim, o visual fica melhor e há maior durabilidade quanto ao resultado.

Revestimento de paredes

O acabamento de construção também deve incluir os cuidados com as paredes. O revestimento dessas áreas pode ser feito com tintura, como é mais comum na maioria das obras.

No entanto, também é possível utilizar outros componentes, como azulejos, pastilhas ou peças cerâmicas. Em alguns casos, há a chance de paginar certos itens para criar uma espécie de mural. Ainda há como usar materiais diversificados, como papéis de parede, adesivos, pedras, cimento ou tijolos aparentes.

Entre as paredes e o piso, há a colocação de rodapés, caso o projeto preveja a existência deles. Com isso, é possível conseguir um aspecto completo.

Pintura de forma geral

Mesmo que algumas paredes tenham materiais diferentes, a pintura ainda é a escolha preferencial. Por isso, é preciso utilizar as tintas certas, de acordo com cada necessidade de obra.

A tintura deve ser do tom adequado, além de poder ser de diversos tipos. Há versões tradicionais, que é a tinta comum que tem variedade de cores. O produto ainda pode ter acabamento fosco ou ser do tipo acrílica (para superfícies mais difíceis de pintar e que tem aspecto brilhante).

Dependendo do caso, recomendamos complementar com outros materiais, como tinta magnética, lavável ou que sirva para criar uma lousa.

Revestimento de forros

O teto também merece atenção, e a parte de acabamento de obra nele acontece por meio do forro. É uma maneira de dar um toque diferenciado ao visual, além de atender a certas necessidades, como melhorar a segurança.

Há muitos materiais que podem ser utilizados, como o forro com placas de PVC, com isolantes térmicos ou mesmo com gesso. Inclusive, algumas decisões favorecem a instalação elétrica dos componentes de iluminação.

O acabamento de construção merece tanta atenção quanto as outras etapas. Além de conhecer esses materiais, é essencial escolher a mão de obra com bastante cuidado. Afinal, as técnicas utilizadas são determinantes para um resultado de qualidade.

Para que essa etapa aconteça da melhor maneira, descubra também as nossas dicas para organizar o acabamento de obra!

Posts relacionados

Deixe um comentário