Aprenda como montar um orçamento de obras eficiente!

4 minutos para ler

O orçamento de obras é a estimativa de investimentos para a realização dos serviços projetados. A representação financeira é a primeira etapa para a verificação da viabilidade da execução do serviço. Quando falamos em reformas, lembre que a estimativa deve considerar a possibilidade de imprevistos, que podem ser evitados ao adotar medidas para proteger a estrutura contra danos.

O orçamento de obras é importante, pois é um parâmetro para a análise do desempenho da construção. Acompanhe nossas dicas para montar um orçamento eficiente!

Quais são os custos considerados no orçamento de obras?

O orçamento de obras é composto pelo custo unitário básico (CUB), e os benefícios e despesas indiretas (BDI). Entenda, a seguir, os dois conceitos.

Custo unitário básico

O CUB é o parâmetro mais utilizado para a estimativa inicial de investimento nas obras. Seu levantamento considera os serviços básicos para execução de obras, serviços técnicos, e é atualizado mensalmente pelo Sindicato da Construção Civil (SindusCon).

Não esqueça que o CUB não contempla vários serviços, por isso é necessário adicionar valores para chegar a um resultado final mais próximo da realidade. Observe também que o valor do CUB varia de acordo com o padrão de acabamento escolhido para o projeto.

Benefícios e despesas indiretas

O chamado BDI é a composição de todos os custos indiretos que impactam no valor final da obra. Por exemplo, os valores investidos em escritórios e custos administrativos são indiretamente relacionados à obra.

Neste caso, a estimativa não considera diretamente o serviço e material para execução. Por isso, a determinação do BDI é mais difícil.

Como prever o custo da mão de obra?

A definição dos valores de mão de obra considerará os parâmetros de produtividade, número de colaboradores e serviços executados. Por exemplo, se um trabalhador levar um dia para executar 10 m² de alvenaria, considerando a mesma produtividade é possível estimar que, ao aumentar a equipe para dois trabalhadores, o serviço será realizado em meio dia.

Adote obras similares como referência de produtividade para orçar os custos de mão de obra.

Como definir a margem de lucro?

O lucro dos serviços deverá considerar o faturamento almejado pela empresa e os custos para execução da obra, ou serviço. Normalmente, a margem de lucro é um percentual aplicado sobre o valor final do orçamento.

Como considerar os imprevistos?

Quando falamos em reformas, lidamos em muitos casos com imprecisões de execução e ausência de projetos dos serviços já feitos. Pensando nisso, é necessário considerar uma margem para possíveis imprevistos.

Para diminuir o percentual destinado as surpresas, deve-se considerar nos custos, a adoção de medidas cautelares como materiais para proteção de danos nas partes da estrutura que deve ser preservada. Para evitar imprevistos e conseguir prever os custos, adote as seguintes proteções:

  • isolamento do pisos;
  • proteção de pias e bancadas;
  • proteção para metais
  • material de limpeza e conservação.

Antes de iniciar a reforma e na etapa de acabamento de obras, verifique o funcionamento das instalações, proteja as áreas que não devem ser prejudicadas. Ao prevenir evita-se retrabalhos, desperdícios e dificuldades com limpeza da obra.

Como escolher os materiais?

A escolha de materiais será pautada no padrão de acabamento escolhido para a edificação. Portanto, preste atenção aos detalhes para não fugir do orçamento. É importante definir faixas de valores aceitáveis para permanecer dentro do orçamento. O custo será estimado considerando os quantitativos de materiais e serviços.

Por fim, lembre, se você não optou por investir nas devidas proteções mencionadas a cima, deverá adicionar previsões de gastos extras com retrabalhos e valores de limpeza pós-obra e gastos adicionais não contemplados no custo básico da construção. O acompanhamento e proteção contra danos na obra é essencial para reduzir o índice de desperdícios e manter-se fiel ao orçamento.

Gostou das nossas dicas sobre orçamento de obras? Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais para que seus amigos e colegas fiquem por dentro do assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário