Descubra como organizar tudo sobre o acabamento de obra

3 minutos para ler

As construções devem ser pensadas nos mínimos detalhes, e as partes de acabamento serão as mais percebidas por todo o público que visitar a edificação. Por isso, vamos te explicar tudo sobre acabamento de obra, a sequência de serviços e os cuidados ao chegar nessa etapa.

Os acabamentos agregam valor e utilizam peças mais delicadas, por isso recomenda-se maior cautela durante a execução dessa etapa. Podemos dizer que o acabamento é o toque final de qualidade da edificação como um todo. Continue com a leitura e entenda melhor sobre isso.

Cuidados e sequência de execução

É preciso cuidado com os materiais escolhidos, mão de obra contratada e prazos de recebimento. Todos esses fatores podem influenciar na instalação dos itens. Mas fique tranquilo, temos algumas dicas para facilitar o processo!

A sequência recomendada para a execução é: instalação de forros e materiais de cobertura, execução de pisos e, por fim, instalação dos vidros e pintura.

Forros

Os três tipos mais comuns de forro são: gesso, madeira e PVC. Cada material terá peculiaridades de instalação, mas alguns cuidados gerais se aplicam a todos.

  • verifique o alinhamento das peças;
  • confira o nivelamento entre placas;
  • execute os acabamentos laterais e as junções entre peças.

Piso

O assentamento das peças deverá seguir padrões de nivelamento, espaçamento e alinhamento. Muitas vezes é necessário corrigir o contrapiso antes de aplicar os revestimentos de acabamento. A dica para pisos executados em porcelanato ou cerâmica é utilizar espaçadores e cunhas. Dessa forma, as distâncias entre peças serão constantes e o resultado final será incrível!

Instrua seu cliente a comprar uma metragem pelo menos 10% maior que as dimensões em planta baixa dos ambientes. Durante o transporte ou assentamento é possível quebrar ou danificar algumas peças.

E, na eventualidade de precisar adquirir novas peças, preste atenção ao lote de fabricação. Os porcelanatos e cerâmicas podem variar de tonalidade de acordo com essa característica, por isso, cuidado!

É recomendável executar o piso depois de terminadas as etapas de instalação de forro, para evitar possíveis danos, mesmo assim recomendamos a proteção de piso após sua instalação, existem muitas opções no mercado, mas nenhuma é tão eficiente quanto o Salva Piso.

Pintura externa e interna

As paredes e forros que receberem pintura deverão ser preparadas com selador, seguido da aplicação de massa corrida e, por fim, da tinta. A massa corrida será aplicada e lixada — é importante que ela esteja nivelada, pois qualquer defeito aparecerá na posterior pintura.

Tanto a pintura externa, quanto interna dependerão de três ou quatro demãos. A orientação é ter cuidado com respingos e possíveis manchas, que devem ser removidas o mais rápido possível.

Vidros

Os vidros podem ser instalados como peças decorativas ou como parte de esquadrias e divisórias. Recomenda-se instalá-los por último, pois são frágeis e podem ser danificados durante as demais instalações.

Nossa dica extra é sobre a importância de usar materiais para proteção. Cada etapa finalizada deve ser preservada até a conclusão da obra, por isso, é recomendável utilizar sistemas para proteção de pisos e materiais já instalados na construção.

Investir em proteção evita perdas e retrabalhos. Agora que você já sabe tudo sobre acabamento de obra, comente na publicação e nos conte quais são os cuidados adotados na sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário