Confira as 6 ferramentas essenciais para o trabalho do pedreiro na obra

3 minutos para ler

Algumas ferramentas para pedreiro são mais utilizadas que outras, e é importante que o profissional saiba determinar quais são elas para não ficar na mão na hora de prestar algum serviço — do mais básico ao complicado.

Além disso, como são itens de uso frequente, é fundamental que a aquisição dessas ferramentas seja feita de forma consciente, ou seja, com produtos de boa qualidade, de modo a durarem por mais tempo e garantirem um serviço bem-feito.

Então, se você está pensando em adquirir algumas ferramentas para pedreiro, mas não sabe quais são as mais importantes, não deixe de conferir esta lista que preparamos com 6 itens considerados fundamentais para quem está iniciando no ramo da construção civil.

1. Desempenadeira lisa

Está é uma peça utilizada para dar o acabamento adequado aos rebocos e assentamento de alvenarias e pisos de concreto. Para conservá-la por mais tempo, é importante ter o cuidado de retirar o excesso de massa e terminar a limpeza utilizando água corrente.

2. Desempenadeira dentada

Ao contrário da lisa, a desempenadeira dentada tem, em duas de suas arestas, alguns dentes que são utilizados na hora de fazer o assentamento de peças cerâmicas. Isso, porque é preciso garantir espaços na massa colante para que o azulejo fique bem fixado na superfície em que será instalado.

3. Colher de pedreiro

Este é um dos itens mais conhecidos quando o se fala em ferramentas para pedreiro. A colher serve para executar tarefas de quebra de tijolos — utilizando uma de suas arestas — e outros serviços relacionados a alvenaria, como reboco, chapisco e manuseio da argamassa.

4. Régua de alumínio

Essa ferramenta é mais utilizada para auxiliar nos serviços de nivelamento do reboco, pisos e contra-pisos — processo também conhecido como sarrafeamento da massa de concreto. No entanto, ela também pode ser empregada na conferência do prumo da alvenaria, desde que ela não esteja empenada.

5. Mangueira de nível

A mangueira de nível utiliza os preceitos básicos da mecânica dos fluidos para funcionar: líquido e pressão atmosférica. Com ela, é possível fazer a verificação e demarcar os níveis da sua obra, garantindo o nivelamento adequado. No entanto, já é possível encontrar no mercado outras ferramentas que prometem mais precisão na hora de tirar o nível.

6. Prumo de parede

Para garantir uma prumada — alinhamento adequado dos tijolos em relação à vertical — digna de se ter orgulho, é utilizada uma ferramenta chamada prumo. Com ele, é possível verificar se a alvenaria está tombada e, para garantir um serviço de qualidade, ela deve ser utilizada a cada fiada que é adicionada.

Apesar do grande leque de ferramentas para pedreiro existentes, as mencionadas neste conteúdo são consideradas as mais indispensáveis para que o profissional possa executar suas funções. Caso contrário, a qualidade do seu serviço pode ser prejudicada, fazendo com que, consequentemente, a sua imagem perante os clientes seja prejudicada.

A fim de ajudar mais profissionais a entenderem um pouco melhor sobre a importância das principais ferramentas para pedreiro, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.

Posts relacionados

Deixe um comentário