Entenda como promover a sustentabilidade na construção civil

4 minutos para ler

A sustentabilidade na construção civil tem se tornado uma prática imprescindível. Afinal, o setor tem a fama de ser um dos que mais desperdiçam e agridem o meio ambiente — e isso é ruim para os negócios de muitas empresas.

Assim, oferecer obras que prezam pela proteção da natureza é um diferencial importante, que pode atrair muitas pessoas. Quer saber mais sobre como aplicar a sustentabilidade no seu canteiro? Acompanhe!

Quais as vantagens de investir em uma construção sustentável?

Além de melhorar a imagem de um projeto, a sustentabilidade também traz outros benefícios interessantes.

Ganhos econômicos

Um dos maiores equívocos em relação à sustentabilidade é que ela vai elevar os custos de uma obra. Com a estratégia certa, o resultado é justamente o oposto. Um dos grandes objetivos da construção amigável ao meio ambiente é aumentar a eficiência do canteiro de ponta a ponta.

Ao fazer um melhor gerenciamento dos materiais e reaproveitar os recursos descartados, é possível reduzir os gastos com insumos. Além disso, você deverá implementar práticas de gestão bem desenhadas para controlar a produtividade dos funcionários a fim de aproveitar, ao máximo, o uso de todos recursos.

Melhor ambientação e climatização

Uma das práticas de construção sustentável é a melhoria do conforto térmico das construções. Com isso, é possível reduzir a utilização de ares-condicionados, que são o principal vilão do consumo energético. Com a instalação de mantas de isolamento termoacústico, podem-se manter temperaturas amenas nos interiores mesmo com variações do clima.

Maior conforto e valorização da construção

Por fim, não podemos nos esquecer de que a sustentabilidade busca humanizar as construções. Então, deve-se planejar os ambientes com o objetivo de obter a máxima funcionalidade de cada elemento, além de oferecer bem-estar para as pessoas.

Somado a isso, temos o fato de muitas pessoas estarem adotando a proteção ambiental como valor ético. Como obras sustentáveis ainda são raras, a sua se valorizará ao adotar esse tipo de prática.

Como promover a sustentabilidade na construção civil?

Há algumas práticas simples, as quais podem trazer a sustentabilidade para dentro da sua obra.

Escolher materiais sustentáveis

Um material é sustentável quando obedece, pelo menos, um dos seguintes critérios:

  • foi fabricado com materiais reciclados ou reutilizados;
  • é totalmente renovável e não polui o meio ambiente após o descarte;
  • pode ser reaproveitado após o final do ciclo de uso original;
  • emprega metodologias de extração e beneficiamento que não agridem o meio ambiente.

Hoje em dia, felizmente, já há vários fabricantes que oferecem insumos que seguem essas recomendações.

Fazer uma gestão de resíduos eficiente

A gestão de resíduos é um dos pilares da construção sustentável. De acordo com um estudo da Transparency Market Research, o setor é responsável por mais de 1,1 bilhão de toneladas de lixo em todo o mundo e esse número pode dobrar até 2025. Esse estudo da Revista de Design Industrial Sustentável e Gerenciamento de Resíduos estima que a taxa de desperdício seja de 30% de todos os materiais da obra.

Esses valores são elevados e mostram que há muito a melhorar. Para gerir bem os rejeitos, sua empresa pode adotar práticas como:

  • coleta seletiva de materiais recicláveis;
  • elaboração de protocolos de descarte correto;
  • controle de estoque rígido;
  • estabelecimento de manuais de uso de insumos, detalhando qual é a quantidade correta de material para cada processo;
  • treinamento de colaboradores em práticas sustentáveis;
  • fiscalização se essas determinações estão sendo cumpridas etc.

Além disso, uma medida muito eficaz é a utilização de soluções de proteção contra danos durante obras e reformas. Com isso, você evita que etapas subsequentes estraguem estruturas já finalizadas e gerem a necessidade de refação.

Isso ocorre, por exemplo, quando o piso é quebrado acidentalmente por uma ferramenta na instalação das portas. Esse problema pode ser evitado com a instalação de uma manta protetora de polietileno sobre o piso.

Portanto, adotar a sustentabilidade na construção civil não é uma ação tão complexa quanto parece. Há práticas simples que podem trazer muito mais eficiência e reduzir o desperdício. Você só precisa procurar as soluções certas com parceiros confiáveis.

Essas dicas são muito interessantes e o mundo precisa de construções sustentáveis, não é mesmo? Então, não deixe de compartilhar o post nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário